Header Ads

ad

Efeméride do Dia - 21 de Março "Toda nudez será castigada"

No dia 21 de Março de 1973, estreou no Rio de Janeiro o filme Toda Nudez Será Castigada, baseado na obra de Nélson Rodrigues e dirigido pelo cineasta Arnaldo Jabor.

Darlene Glória e Paulo Porto
Elenco:
Paulo Porto (Herculano), Darlene Glória (Geni), Paulo Sacks (Serginho), Paulo César Pereio (Patrício), Hugo Carvana (Comissário), Isabel Ribeiro (Neneca), Elza Gomes (Primeira tia), Henriqueta Brieba (Segunda tia), Sérgio Mamberti (Odésio), Orazir Pereira (Ladrão boliviano), Abel Pera (Um velho poeta cliente de Geni), Waldir Onofre e Teresa Mitota.

Premiações:
Ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim (melhor direção). Ganhou 2 Kikitos de Ouro, no Festival de Gramado, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Darlene Glória). Recebeu ainda uma menção especial para a trilha sonora de Astor Piazzola. Ganhou prêmio de melhor cenografia da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Curiosidades:
* De acordo com o site Meu Cinema Brasileiro, "Toda Nudez Será Castigada gerou uma situação insólita na época de seu lançamento. Tendo sido um grande sucesso na época e representante oficial do Brasil no Festival de Berlim, neste meio tempo (no auge da ditadura) o general Antônio Bandeira, chefe do serviço de censura, viu o filme no cinema e o achou imoral, ordenando sua proibição. Assim o Brasil era representado por um filme que era proibido no país e, possivelmente, só foi novamente liberado em virtude de ter sido premiado no exterior." 
* O ator Abel Pera que fez o velho poeta cliente de Geni era tio da atriz Marília Pera.
Crítica do site 70 anos de cinema:

"O filme traça um retrato da hipocrisia moral da sociedade e gira em torno da família de um viúvo que jurou nunca mais se casar, mas que se apaixona por uma prostituta.
Como em toda obra de Nelson Rodrigues, o filme é provocativo e não aceita meios-termos:  no caso, ou se tem a castidade absoluta ou a devassidão sexual."

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...