Header Ads

ad

Premiações da TV, Teatro e Rádio


Prêmio ROQUETTE-PINTO* (1952-1971, 1978-1982): teve 26 edições. Quando foi lançado, todos os premiados eram da TV Tupi, pois ela era a única emissora. Ao longo de sua história a maioria das edições foi transmitida pela TV Record, que até hoje detém os direitos do prêmio. Foi idealizado pelo apresentador, locutor e produtor de TV Blota Júnior. O nome do prêmio é uma homenagem a Edgar Roquette-Pinto.


* Edgar Roquette-Pinto (1884-1954): é considerado o pai da radiodifusão no Brasil, foi um médico legista, professor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro. Fundou uma das primeiras rádios do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC, em 1923. Em 1936 ela foi doada ao Ministério da Educação.

Foto: atrizes Márcia de Windsor e Idalina de Oliveira, em 1961 (acervo do Centro Cultural São Paulo)


Troféu ANTENAS DE PRATA
, ou Prêmio Barros Barreto: criado em 1955 pela Revista Radiolândia, em homenagem ao jornalista, novelista e produtor Cesar de Barros Barreto, foi o equivalente carioca do Troféu Roquette-Pinto.

Prêmio TUPINIQUIM (1957-1961):
Era dado pela Emissoras Associadas de São Paulo (TV Tupi), em luxuosas festas no Teatro Municipal de São Paulo. Em 1961 o prêmio foi dado junto com o Troféu Imprensa e foi abolido.

Foto do acervo do Centro Cultural São Paulo: Agnaldo Rayol cantando, em 1960. Ao fundo, Hebe Camargo, entre outros.





Prêmio TROFÉU IMPRENSA (1960-dias atuais):
Foi lançado como um prêmio imparcial, uma vez que não estava ligado às emissoras e sim a uma revista especializada em TV, a "São Paulo na TV". Foi criado pelo jornalista e diretor da revista, Plácido Manaia Nunes (1934-2007). Um júri de 15 jornalistas passou a escolher os melhores do ano. O interessante era que todas as emissoras (Tupi, Cultura, Paulista e Excelsior), exceto a Record, transmitiram em rede a premiação em 1960. A Record discordava dos critérios de escolha e proibiu por vários anos seus artistas de receber os prêmios.Em 1969 a entrega do prêmio no programa Sílvio Santos, na TV Globo, reforçou o distanciamento da Record.
  • A metodologia do prêmio mudou muito ao longo dos anos. Em 1970, os direitos do prêmio foram passados para Sílvio Santos, que os detém até hoje. A participação da revista Amiga na organização agregou jornalistas cariocas e depois tornou-se de caráter nacional, com a participação de Sindicatos de Jornalistas e de Radialistas do Brasil inteiro.
  • O prêmio foi transmitido por várias emissoras: TV Globo, TV Tupi, Record, TVS, e desde 1981 está no SBT.
  • Por muitos anos a Rede Globo não permitiu que seus artistas recebessem seus prêmios. Em 2009 a atriz Bruna Marquezine e o ator Dan Stulbach puderam receber os prêmios que ganhar em 2003, por "Mulheres Apaixonadas". Em 2010 o ator Cauã Reymond, contratado da Rede Globo, foi a grande atração da gravação da entrega do prêmio, transmitido em 28/03/10.
Troféu APCA (1956-dias atuais): prêmio dado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, para diversas categorias em Televisão, Teatro, Teatro Infantil, Rádio, Música Popular, Música Erudita, Dança, Cinema, Artes Visuais e Literatura.

Prêmio CONTIGO! (1996-dias atuais): dado pela revista Contigo, desde 1996 para televisão, desde 2006 para o cinema nacional e desde 2008 para teatro.

Prêmio YAMATO (2003-dias atuais)
: considerado o Oscar da Dublagem.


Fontes pesquisadas
:
Chance de Gol
Museu da TV - "A História das Premiações da TV Brasileira", por FABIO REJAILI SIQUEIRA
Wikipedia - Roquette-Pinto
Museu da TV - Biografia de Cesar de Barros Barreto
APCA
Wikipedia - Prêmio Yamato
Centro Cultural São Paulo - "TV Brasil Ano 50"
SBT - Troféu Imprensa
Abril - Prêmio Contigo

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...