Header Ads

ad

Efeméride do Dia - 20 de Janeiro

Em 1951 foi instalada a TV Tupi carioca às 12h50 do dia 20/01, dia do padroeiro do Rio de Janeiro, São Sebastião, e aniversário da cidade. O prefixo era PRG-3, canal 6. A antena foi colocada no alto do Pão de Açúcar.

Na transmissão de inauguração, as atrações foram animadas por Mazzaropi, e pelos baianos Dorival Caymmi e um grupo musical de jovens chamado "Garotos da Lua" (da qual fazia parte João Gilberto).
Críticos afirmam que, mesmo sendo do mesmo dono, o canal carioca adotou uma linha de programação mais ousada para a época.

Veja no link abaixo uma foto rara tirada da tela de uma televisão nos anos 50 mostrando a "prova de imagem" da TV Tupi, com a marca registrada do indiozinho. A "prova de imagem" era o que existia antes da tela com as barras coloridas, que servem para ajuste do sinal da emissora, antes dela ir ao ar. Link da foto: "Fotoscuriosas".

Indicação de leitura: "TV Tupi, uma viagem afetiva", livro escrito pelo jornalista Luis Sergio Lima e Silva para a Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Lançado em 24/01/2011, conta a trajetória de 29 anos da Tupi com depoimentos de pioneiros como Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Dóris Monteiro, José Bonifácio de Oliveira (o Boni),  Aracy Cardoso, Flávio Cavalcanti Jr, Lídia Mattos, João Lorêdo, Mauricio Sherman, Maria Pompeu, Neyde Aparecida, Neila Tavares, entre outros.

Fontes pesquisadas: Pró-TV, Tele-História, Outro Lado .

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...