Header Ads

ad

Queridos professores

    Atualizado em 28/04/14 (republicado em outubro de 2015)

    Não só no Dia do Professor vamos lembrar que alguns artistas também lecionaram ou ainda lecionam.
    Veja a história de Leila Diniz, ícone do cinema brasileiro, publicada neste blog no post "Leila Diniz":
    Leila Diniz
    A professora de jardim da infância já mostrava sua personalidade libertária ao abolir a mesa para ficar mais próxima das crianças.
    Sobre a experiência como professora, disse em entrevista ao Pasquim:
    SÉRGIO. Uma pergunta meio piegas: você foi professorinha e…
    LEILA. Professorinha uma (*). Fui professora.
    SÉRGIO. Está bem. Você tem saudade daquele tempo? Gostaria de apagar tudo e voltar a ser professora?
    LEILA. Não gostaria de apagar nada da minha vida.
    SÉRGIO. Criança é chata então?
    LEILA. Nada chato, não. Eu amo crianças. Há muito folclore ao redor disso, mas eu gosto muito de crianças. Mas eu gostei de ser atriz e seria muito difícil voltar a ser professora. (...) Bem, eu tenho uma relação com crianças muito boa, consigo chegar e dialogar com elas. Na minha sala eu aboli a mesa da professora, não existia, minha mesa era igual a deles, minhas coisas eram guardadas como as deles, eu mexia nas coisas deles, tanto quanto eles mexiam nas minhas, não tinha problema. A gente trocava lanche, eu levava coca-cola e eles gostavam mais do que leite e a gente trocava, eu fazia a maior zona. As mães, porém, não gostavam. (...)
    LEILA - (...) Eu era muito summerhiliana, antes mesmo de conhecer o livro. Depois, fiz até umas críticas.
    Outros casos:
  1. André Mattos: o ator foi professor de educação física;
  2. Beto Simas: o ator e modelo é professor de capoeira;
  3. Beatriz Segall: a atriz foi professora de francês;
  4. Claudia Jimenez: a atriz lecionou no jardim da infância;
  5. Dalton Vigh: o ator foi professor de inglês por três anos;
  6. Domingos Montagner: o ator foi professor de educação física por dez anos;
  7. Eduardo Silva: é ator e professor universitário de Biologia;
  8. Élida L´Astorina: a atriz é hoje professora de dublagem;
  9. Elisa Lucinda: a atriz e poetisa é também professora de poesia;
  10. Elke Maravilhatrabalhou como professora, tradutora e intérprete de línguas estrangeiras, incluindo Latim. Foi a mais jovem professora de francês da Aliança Francesa e de inglês na União Cultural Brasil – Estados Unidos. Elke fala oito idiomas: alemão, italiano, espanhol, russo, francês, inglês, grego e latim.
  11. Fernanda de Freitas: a atriz foi professora de balé dos 14 anos aos 19 anos;
  12. Jorge de Sá: o ator é também professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas;
  13. José Mayer: o ator era professor de Literatura e Idiomas;
  14. Leila Diniz: a atriz lecionou no jardim da infância;
  15. Lília Cabral: a atriz lecionou no jardim da infância;
  16. Marcelo Brou: é ator e professor de educação física;
  17. Marco Ricca: é ator e diretor, e foi professor de história;
  18. Oscar Magrini: é ator e foi professor de educação física;
  19. Paulo Villaça: foi ator e professor de Literatura;
  20. Vera Holtz: a atriz lecionou Matemática;
  21. Werner Schünemann: o ator cursou História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 1980 a 1983 foi professor de História.

    Além de atuar e/ou dirigir são ou foram também professores de teatro e interpretação:
  1. Ariel Mosche
  2. Alzira Andrade
  3. Clóvis Garcia
  4. Denise Del Vecchio
  5. Ênio Gonçalves
  6. Ewerton de Castro
  7. Jacques Lagôa
  8. Jayme Periardi
  9. Jonas Bloch
  10. João Batista Acaiabe
  11. Lala Schneider
  12. Marcello Airoldi
  13. Marcos Breda
  14. Maria Dealves
  15. Nelson Baskerville (Foi professor de interpretação do Teatro-Escola Célia Helena, entre 1991 e 2010. Foi também professor de artes dramática na Escola de Atores Wolf Maya)
  16. Nilton Travesso
  17. Roberto Bomtempo
  18. Rodrigo Santiago
  19. Sura Berditchevsky
  20. Valéria Lauand
  21. Zaira Zambelli
  22. Wolf Maya
    Alzira Andrade e Denise Del Vecchio
    Nelson Baskerville
    Fonte pesquisada: Folhas de Almanaque

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...