Política e cargos públicos
(Atualizado em 30/11/19)
Outubro de 2010: mês de eleições presidenciais,Senado e deputados estaduais e federais. Alguns artistas também participaram ativamente da vida política do país. Alguns chegaram a se eleger para cargos de representação.
Outubro de 2010: mês de eleições presidenciais,Senado e deputados estaduais e federais. Alguns artistas também participaram ativamente da vida política do país. Alguns chegaram a se eleger para cargos de representação.
Eleição de Outubro de 2010 |
- Abdias Nascimento (Ator e dramaturgo. Graduou-se em Economia pela Universidade do Rio de Janeiro em 1938; um dos fundadores, aos 17 anos, do mais histórico movimento negro, a Frente Negra Brasileira)
- Antonio Grassi (Ator. Formado em Ciências Sociais. Em 2002 foi Secretário Estadual da Cultura do Rio de Janeiro e, em 2003 foi Presidente da Fundação Nacional de Arte)
- Ary Barroso (Cantor e compositor. Toca piano em cinemas e forma-se em Direito, mas populariza-se como compositor, radialista e locutor esportivo, havendo sido também vereador)
- Beth Mendes (Atriz. Na década de 80 interrompe a carreira para se dedicar a política, chegando a ser deputada e Secretária de Cultura)
- Carlos Miranda (Ator. Foi nacionalmente conhecido como "O Vigilante Rodoviário", estrondoso sucesso no Brasil, entre 1961/62. Com o fim da série, Carlos entra para a Polícia Rodoviária e constitui brilhante carreira, aposentando-se em 1996 como Tenente-Coronel. Atualmente é relações públicas da PM, sendo candidato a deputado estadual em 1998)
- Celso Frateschi (Ator, também atua na administração pública)
- Celso Portilolli (Apresentador de TV, foi vereador aos 24 anos com uma das maiores votações do município na cidade de Ponta-Porã, Mato Grosso do Sul)
- Cláudio Cavalcanti (Ator, foi vereador pelo PFL na cidade do Rio de Janeiro e Deputado Estadual)
- Cláudio Mamberti (Ator. Membro do Partido Comunista, esteve a um passo de participar da luta armada com Carlos Marighela na ALN)
- Daisy Lúcidi (Atriz e radialista, atuou na política como vereadora)
- Fausto Rocha Júnior (Ator, foi secretário de turismo)
- Francisco Milani (Ator. Interessado pela política, Milani chegou a ser eleito vereador no Rio de Janeiro pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro) em 1986. Foi quem desenvolveu a lei que criou a Riofilme. Em 2000, ele foi vice da candidata Benedita da Silva (PT) nas eleições municipais do Rio de Janeiro - o vencedor foi Cesar Maia (PTB))
- Geraldo Del Rey (Ator, foi ativista político comunista)
- Gilberto Gil (Cantor e compositor. Bacharel em Administração de Empresas, Universidade da Bahia, Salvador, Brasil, 1964. Em 1979 Conselho de Cultura do Estado da Bahia, Salvador, Integrante da Câmara de Música. De 1987 até 1988 foi presidente da Fundação Gregório de Matos, Salvador. Vereador da Câmara Municipal de Salvador de 1982 até 1992. Nomeado Ministro da Cultura no governo do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, 2002)
- Heraldo Galvão (Ator, formado em turismo, lazer e recreação, hoje atua na política)
- Ivan de Almeida (ator; formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica; foi candidato a vereador)
- José de Abreu (Ator. Cursou a Faculdade de Direito na PUC; Freqüenta ensaios de Teatro no Tuca e se envolve com política estudantil, o que, com o AI-5, em 1968, força-o a ir para a Europa, só retornando em 1974, indo morar em Pelotas, RS)
- Kito Junqueira (Ator, foi Deputado Estadual em São Paulo, pelo Partido Verde, de 1994 a 1998)
- Lady Francisco (Atriz, para defender os animais e idosos, chegou a se candidatar a deputada estadual pelo Rio de Janeiro pelo PRB.)
- Lélia Abramo (Atriz, foi sindicalista, jornalista e ativista política)
- Manoel da Nóbrega (Humorista e diretor, foi jornalista e deputado estadual por São Paulo)
- Myrian Rios (Atriz, deputada estadual e presidente da Comissão de Turismo do Estado do RJ)
- Neuza Amaral (Atriz, ex-vereadora do Rio de Janeiro/RJ (1989-1993), e Secretária da Câmara Municipal do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha como controladora geral da cultura da cidade em Araruama/RJ)
- Ruth Escobar (Atriz e diretora, nos anos 80, afastou-se parcialmente do teatro; foi eleita deputada estadual para duas legislaturas e dedicou-se a projetos comunitários)
- Sergio Mamberti (Ator e diretor. Formado pela Escola de Artes Dramáticas de SP, Sérgio Mamberti é dramaturgo há mais de 40 anos. Durante o governo Lula, Sérgio Mamberti tem ocupado diversos cargos dentro do Ministério da Cultura: Diretor da Secretaria de Artes Cênicas, Diretor da Secretaria de Música, Diretor da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, Presidência da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes))
- Stepan Nercessian (Ator e diretor. Também atua como sindicalista e político, além de ser um dos responsáveis pela administração do "Retiro dos Artistas". É ex-presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio de Janeiro (SATED) e da Fundação Astrojildo Pereira. Foi eleito vereador pelo PPS. Elegeu-se Deputado Federal pelo PPS, no RJ em 2010)
Post a Comment