Header Ads

ad

Teses da USP sobre Cinema

Seleção de teses sobre o tema, disponíveis para download em formato PDF nos links abaixo:

  • Glauber Rocha - "O cinema tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução (1969-1974)" - Cardoso, Mauricio - Doutorado, FFLCH, 2007
Esta tese tem por objetivo analisar três filmes do cineasta brasileiro Glauber Rocha realizados no exterior: O leão de sete cabeças (Congo/Itália/França, 1970), Cabeças cortadas (Espanha, 1970) e História do Brasil (Cuba/Itália, 1972-74, co-dirigido por Marcos Medeiros). (...) Nossa tese pretende demonstrar que o Cinema Tricontinental fez convergir um programa político de unidade do Terceiro Mundo, uma criação estética pautada na incorporação da religiosidade popular e uma perspectiva de revolução social - simultaneamente, utópica e redentora.
  • Zé do Caixão - "Das primeiras experiências ao fenômeno Zé do Caixão: um estudo sobre o modo de produção e a recepção dos filmes de José Mojica Marins entre 1953 e 1967" - Senador, Daniela Pinto - Mestrado, ECA, 2009
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a incursão de José Mojica Marins no cinema, bem como o processo pelo qual o diretor e seu personagem Zé do Caixão adquiriram relevância cultural por meio de intensa promoção midiática. Para tanto, concentramonos no estudo do modo de produção e da recepção dos quatro primeiros longasmetragens do autor A Sina do Aventureiro (1959), Meu Destino em Tuas Mãos (1963), À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) , isto não sem passar por Reino Sangrento, realizado ainda quando adolescente, e pelo inacabado Sentença de Deus. A partir da reconstituição do modo de produção do cineasta, buscamos compreender de que forma ele se filia à tradição do cinema amador paulista. (...)
  • Cidade de Deus - "Cidade de deus e cidade dos homens" - Lusvarghi, Luiza Cristina - Doutorado, ECA, 2007
O sucesso internacional do filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, que recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004, e a polêmica gerada por esse fato, no Brasil, sobre questões de identidade cultural, e de representação das camadas populares no cinema e na televisão, suscitou a importância de um olhar mais aprofundado sobre a retomada da produção, no Brasil, na década de 90, sob a pós-modernidade e seus desdobramentos. O projeto envolvendo Cidade de Deus incluiu, ainda, um seriado na televisão, Cidade dos Homens, levando a periferia brasileira às telas de tevê. pela mão dos cineastas, em uma parceria com o maior grupo de mídia do País, a Rede Globo, e grupos internacionais, como a Miramax (Disney), através de leis de renúncia fiscal, de uma forma que jamais havia acontecido antes. O objetivo desta análise é avaliar as conseqüências desse processo para a produção cinematográfica brasileira atual, e o seu papel na pósmodernidade. (...)

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Janeiro

(atualizado em 08/01/ 18) 01/01 1920 - Primo Carbonari - Cineasta documentarista (falecido) 1926 - Maria Della Costa (Gentile Maria Mar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...