Header Ads

ad

O Futebol nas novelas

(Post republicado em 11/06/14, para a Copa do Mundo no Brasil)

(Post original de 2009, atualizado e republicado em 27/06/10, no clima da Copa do Mundo)

Pelas várias atualizações do post dá para perceber que de tempos em tempos temos jogadores de futebol nas novelas brasileiras.

Jogadores de futebol na trama principal 

"Irmãos Coragem" (TV Globo, 1970)
Um dos três irmãos, Eduardo Coragem, o Duda (Cláudio Marzo), era um jogador de futebol do clube carioca Flamengo. A novela conta a história de um famoso jogador de futebol, que deixou para trás a cidade e seu amor de infância, Ritinha (Regina Duarte).

Segundo o Memória da Globo, "uma das cenas mais marcantes é a do jogador no clássico entre Fluminense e Flamengo disputado no Maracanã. Uma seqüência de imagens mostra o estádio lotado de torcedores em um domingo de clássico. A referência ao esporte nacional na novela ligava a história a um dos assuntos em destaque na época."
 
"Vereda Tropical" (TV Globo, 1984/1985)
A novela mostra o tumultuado caso de amor da operária Silvana (Lucélia Santos) e do jogador de futebol Luca (Mário Gomes), causado pelo gênio esquentado dos dois. Os dois times que apareciam eram o Rubro e o Cantareira.
Uma parte do elenco também assumiu papéis nos times:
Gilberto Martinho - Barbosa (pai de Clotilde, presidente do Rubro)
Fernando José - Marcondes (presidente do Cantareira)
Oswaldo Loureiro - Viveiros (diretor do Cantareira)
Roberto Pirillo - técnico do Rubro
Stepan Nercessian - jogador do Rubro
Sidney Marques - novo jogador do Rubro
Dary Reis - juiz de futebol

Conta o site Teledramaturgia:
Mário Gomes, o Luca
No último capítulo, o jogador Luca, descoberto pelo Corinthians, estréia no lotado estádio do Morumbi em São Paulo. A gravação foi um acontecimento memorável: o personagem chegou de helicóptero ao gramado antes do jogo em que o Corinthians enfrentava o Vasco. Quando o centroavante Serginho marcou o seu segundo gol, o ator Mário Gomes invadiu o campo vestindo o uniforme do clube e comemorou abraçando o atacante. O juiz da partida, José Assis de Aragão, diante do fato inesperado, teve um momento de indecisão, mas expulsou o ator do gramado. O caso irritou os dirigentes da Confederação Brasileira dos Árbitros (Cobraf), que suspeitaram que o juiz tinha favorecido a entrada do ator. A Rede Globo inocentou Aragão, declarando que tudo havia sido improvisado.

A partida entre Corinthians e Vasco, valendo pelo Campeonato Brasileiro, que abrigou as gravações, aconteceu em 27 de janeiro de 1985 (domingo), e as cenas foram exibidas na sexta-feira, dia 1º de feveireiro da mesma semana. O gol de Luca teve a ilustre narração de Osmar Santos. O jogo terminou empatado em 2x2 e os 40 mil torcedores protestaram contra o mau desempenho de seus jogadores pedindo a entrada em campo de Mário Gomes, gritando "Luca! Luca! Luca!".

 

"Irmãos Coragem" (TV Globo, 1995)
Na segunda versão da novela, Marcos Winter foi Duda, jogador de futebol, que levou o Flamengo à vitória contra o Palmeiras.

"O Campeão" (Bandeirantes, 1996)
A novela abordava as intrigas da política dentro de um Clube de futebol, o Pindorama, mas também o drama de uma mãe que se afastou de seu filho durante a ditadura.

"Santo de casa" (Bandeirantes, 1999 - série)
Kiko (Daniel Boaventura), um ex-jogador de futebol, morava num bairro decadente da zona norte do Rio de Janeiro, e como sempre tentava dar o melhor para sua filha, Tati

"Avenida Brasil" (TV Globo, 2012)
Tufão (Murilo Benício), um ex-jogador de futebol que era ídolo do Flamengo, mas teve a carreira interrompida por um acidente de carro é um dos personagens principais da trama. Seu filho adotivo, Jorginho (Cauã Reymond), seguiu a mesma carreira. Além deles, outros jovens do mesmo bairro eram jogadores do Divino Futebol Clube: Leandro (Thiago Martins), Roni (Daniel Rocha), Iran (Bruno Gissoni) e no passado Adauto (Juliano Cazarré).

Marcos Winter (Duda), Rodrigo Faro (Renildo),
Murilo Benício (Tufão) e Bruno Gissoni (Iran)

Jogadores de futebol em tramas secundárias

"Bandeira Dois" (TV Globo, 1971/1972)
Na novela em que o tema eram os bicheiros, Osmar Prado, que interpretava o jogador de futebol Mingo, compôs seu personagem com a assessoria técnica do famoso jogador Mané Garrincha.

"Salomé" (TV Globo, 1991)
Jandir Ferrari era Guto, jogador do antigo Palestra Itália. A estória, baseada na obra do escritor Menotti Del Picchia, retratava o início da profissionalização do futebol no Brasil.

"Suave Veneno" (TV Globo, 1999)
Numa estória paralela na trama, Renildo (Rodrigo Faro) torna-se um famoso jogador de futebol, apaixonado por Marina (Deborah Secco) que o rejeitava, mas vira maria-chuteira depois que ele se torna um jogador de destaque do Flamengo.

"A Lua me disse" (TV Globo, 2005)
Julieta (Fernanda Rodrigues), adora jogar futebol; sua mãe a procura depois que ela se torna uma jogadora de futebol famosa.

Apaixonados por futebol  

Olney Cazarré
"Escolinha do Professor Raimundo" (TV Globo)
João Bacorinho (Olney Cazarré) sempre arrumava um pretexto para falar do seu Curingão.
"Duas Caras" (TV Globo)
Juvenal Antena (Antônio Fagundes) tinha sua Associação de Moradores decorada com fotos, faixas e outros objetos do Glorioso Botafogo.
"Tempos Modernos" (TV Globo, 2010)
O Jabaquara Futebol Clube é o time do coração de Leal Cordeiro (Antônio Fagundes), que distribui a camiseta amarela às netas e ao futuro neto.

Curiosidades

  • Um dos times mais retratados nas novelas é o Flamengo, time carioca;
  • O ator Bruno Gissoni que foi o jogador Iran em "Avenida Brasil" jogou na adolescência no time carioca Castelo Branco, de Realengo, bairro do Rio de Janeiro, nos juniores do Nova Iguaçu e durante oito anos em um time dos Estados Unidos; inspirou-se também no irmão mais novo, Felipe, que joga no Nova Iguaçu;
Fontes: Teledramaturgia, Globo.comMemória da Globo, Revista Veja, GShow

2 comentários:

  1. Eudes, obrigada pela visita.
    Estou trabalhando muito e morrendo de saudades de atualizar o blog. Ainda bem que essa fase passará. Voltarei em breve.

    Abs

    ResponderExcluir

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...