Header Ads

ad

Atores Negros Brasileiros (Parte 1)

O espaço dos atores negros na dramaturgia brasileira vem sendo conquistado aos poucos. Por muito tempo os papéis foram restritos, limitados a empregados domésticos, escravos em produções de época, a ama de leite negra, a cozinheira de mão cheia. Demorou muito para que Zezé Motta representasse uma mulher de classe média em 1984 ou que Thaís Araújo fosse a protagonista da novela das 20h, na Rede Globo, como uma modelo top internacional.
Nas primeiras novelas da TV, com textos importados de autores cubanos, os negros representavam apenas escravos. Segundo o site Virtualia, a novela "A Gata" sequer deu os créditos aos muitos atores negros que nela trabalharam.

Nossa intenção nesse post é apenas homenagear os atores negros. Não temos a pretensão de apresentar um inventário completo dos atores brasileiros, embora essa tarefa mereça ser realizada. Portanto, desculpo-me se faltou alguém. Colaborações serão bem-vindas.

PRIMEIROS TEMPOS
Benjamin de Oliveira (1870-1954) - Destaque da primeira década deste século, foi palhaço do circo Spinelli, que gozava na época de enorme popularidade. Primeiro ator negro do cinema brasileiro, Oliveira celebrizou-se por sua interpretação do personagem Peri, em Os guaranis, filmagem realizada em 1908, por António Leal, de um espetáculo protagonizado pelo próprio ator no circo. Links: na Wikipedia, no Geledés, no MundoClown, no CifraAntiga.
  • Eduardo das Neves (1874-1919) - Este músico e mímico foi figura frequente nas telas no começo do século. O cinema no Rio, nessa virada de século, misturava-se com teatros de revista e vaudevilles, cafés-concerto, cafés-dançantes etc., e é nesse contexto dos bailes de Tia Ciata que surge Eduardo das Neves, o palhaço negro que se torna um dos primeiros hits dos espetáculos no Rio. Links: na Wikipedia, no CifraAntiga.




TEATRO
EXPERIMENTAL DO NEGRO

Fundado por Abdias do Nascimento em 1944, no Rio de Janeiro, o TEN representa uma tentativa histórica dos próprios negros lutarem pela sua valorização social. Para saber mais: Verbete na Enciclopédia Itaú Cultural.

Foto: Abdias Nascimento em "Othelo"


Abdias Nascimento - Graduado em Economia em 1938, figura histórica do movimento negro e das artes no Brasil. Foi um dos fundadores da Frente Negra Brasileira, aos 17 anos. Fundou o TEN e fez carreira como ator. Foi ativista político, elegendo-se deputado federal. Recebeu vários títulos de universidades brasileiras e estrangeiras. Links: no Dramaturgia Brasileira, no Wikipedia, site pessoal.



Léa Garcia - "Presença fundamental nas artes cênicas, a atriz começou a carreira no TEN – Teatro Experimental do Negro, estreou no cinema em “Orfeu Negro” (1959), de Marcel Camus e desenvolveu na tv uma carreira extensa cujo ponto alto é a odiada – na época – vilã Rosa em “Escrava Isaura” (1976), de Gilberto Braga." Fonte: Mulheres do Cinema Brasileiro. Links: no Dramaturgia Brasileira, no Wikipedia.



Ruth de Souza - "Ruth de Souza, uma das grandes damas da dramaturgia nacional, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Hoje, soma mais de 50 anos de carreira artística, vividos nos palcos de teatro, estúdios de TV e sets de filmagem. Primeira brasileira a ser indicada para um prêmio internacional - o de melhor atriz, na edição do Festival de Veneza de 1954, pela sua atuação em sinhá moça - Ruth de Souza disputou, também, o Leão de Ouro com artistas consagrados do cinema mundial. Na época em que começou sua carreira, o fato de ser negra era um grande obstáculo. Mas Ruth sempre foi uma pioneira. Em um período que não havia atores negros, ela fez parte do primeiro grupo teatral importante do Brasil, o Teatro Experimental do Negro. Lutou contra o racismo e combateu, com intensidade, por melhores papéis para as atrizes e atores negros em todos os meios culturais." Fonte: Rede Mulher. Links: no Dramaturgia Brasileira, verbete no Itaú Cultural, Biografia publicada pela Imprensa Oficial do Estado.
  • Outros atores: Aguinaldo Camargo (1918 - 1952), Arinda Serafim, Marina Gonçalves
ATORES DESDE A DÉCADA DE 30 / 40 em diante
ATORES DESDE A DÉCADA DE 50 / 60 / 70 em diante
NOS PRÓXIMOS POSTS:

11 comentários:

  1. Fantastic blog, I had not come across folhas-de-almanaque.blogspot.com earlier in my searches!
    Continue the wonderful work!

    ResponderExcluir
  2. Wow neat! This is a really great site! I am wondering if anyone else has come across something
    similar in the past? Keep up the great work!

    ResponderExcluir
  3. Hello there,

    I have a question for the webmaster/admin here at folhas-de-almanaque.blogspot.com.

    May I use part of the information from this blog post above if I give a backlink back to this website?

    Thanks,
    Alex

    ResponderExcluir
  4. Alex,
    Please give me more information about you site.
    Thanks,
    Cíntia

    ResponderExcluir
  5. Thanks for sharing the link, but unfortunately it seems to be offline... Does anybody have a mirror or another source? Please reply to my post if you do!

    I would appreciate if someone here at folhas-de-almanaque.blogspot.com could repost it.

    Thanks,
    John

    ResponderExcluir
  6. John,
    I reposted one of the links yet.
    The others are not avaiable for while.
    Come back soon.
    Thanks

    ResponderExcluir
  7. Hey,

    Thanks for sharing the link - but unfortunately it seems to be down? Does anybody here at folhas-de-almanaque.blogspot.com have a mirror or another source?


    Cheers,
    John

    ResponderExcluir
  8. Hi there,

    This is a inquiry for the webmaster/admin here at folhas-de-almanaque.blogspot.com.

    Can I use part of the information from this blog post right above if I give a backlink back to this site?

    Thanks,
    William

    ResponderExcluir
  9. Hey - I am definitely happy to discover this. cool job!

    ResponderExcluir
  10. Hey - I am certainly glad to discover this. Good job!

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe sobre um modelo negro cujo o primeiro nome é Haroldo? Participou de vários desfiles de modas no final dos anos 70 e meados dos 80, também fez pontas em programas humorísticos da Globo nessa época. Nos anos 90 saiu uma reportagem com ele no "O Dia", se não me engano. Alguém sabe mais sobre ele?

    ResponderExcluir

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...