Dia da Padroeira da Televisão
Representação, afresco, de Santa Clara por Simone Martini (1312–1320), localizada na Basílica de São Francisco, Assis, Itália, onde está o corpo da religiosa.
Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara d'Assisi) nasceu como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1194, e faleceu em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253.
Uma das versões para explicar porque a santa é a padroeira da televisão é que um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara, muito doente, assistiu à Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito.
Ela teria se teletransportado para o local e depois conseguiu reproduzir detalhes da cerimônia como se tivesse mesmo estado lá pessoalmente.
Já na era moderna foi feito um paralelo dessa sua suposta experiência com a possibilidade que temos, hoje, de testemunhar através da televisão o que se passa no mundo.
Outra versão é que quando São Francisco morreu ela teria tido a honra de ver, projetadas numa parede, as imagens das homenagens prestadas ao santo na cidade de Santa Maria dos Anjos.
A santa foi oficialmente reconhecida como padroeira da televisão no dia 14 de fevereiro de 1958, em Roma, pelo Papa Pio XII.
Para quem quiser mais:
Letra da música "Santa Clara, padroeira da televisão", de Caetano Veloso
Oração de Santa Clara
Fontes: Letras Terra, Televisionado, Paroquias.org, Wikipedia
Post a Comment