Header Ads

ad

Merchandising social (II) - Dependência química

Um dos tipos de merchandising social presente em novelas, a luta e os males do alcoolismo e das drogas foram tratados por diferentes autores.

* O problema do alcoolismo da personagem Heleninha Roitman (Renata Sorrah), em "Vale Tudo", de Gilberto Braga (TV Globo, 1988), foi um dos primeiros merchandisings sociais de destaque na TV. No papel da filha da vilã da novela, a atriz foi lembrada por muito tempo por sua interpretação.

* A dependência química por drogas foi mostrada através de Mel (Débora Falabella) e Lobato (Osmar Prado), em "O Clone" (TV Globo, 2001/2002), de Glória Perez.

* A professora Santana (Vera Holtz), de "Mulheres Apaixonadas" (TV Globo, 2003), novela de Manoel Carlos, também sofreu com o alcoolismo. No final da novela Santana aceita sua condição, vai ao Alcoólicos Anônimos e reconstroi sua carreira de professora, ganhando um amor no final da novela.

* Em "Páginas da Vida" (TV Globo, 2006/2007), novela de Manoel Carlos, o autor voltou ao tema agora com Bira (Eduardo Lago), que se recuperou com a ajuda da filha e da terapia. No fim da novela, também ganhou um novo amor - a própria terapeuta.

Leia também no blog:
Merchandising social nas novelas
Deficiência visual

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...