Postagem em destaque

Aniversariantes de Abril

(atualizado em 06/09/16) Dia 01 1927 - Miriam Pires - Atriz (falecida) 1949 - Ana Maria Braga (Ana Maria Braga Maffei) - Apresentado...

Fatos Históricos


A TELEVISÃO NO BRASIL

1950
Uma apresentação do frei José Mojica marcou a pré-estréia da TV no Brasil. A televisão foi inventada nos Estados Unidos em 1923 por Vladimir Kosma Zworypin, russo naturalizado norte-americano, e a primeira demonstração pública da televisão, aconteceu em Londres, na Inglaterra.
O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a implantar a televisão.

(18/Setembro) Inauguração da primeira estação brasileira de televisão, a TV Tupi de São Paulo, canal 4, pertencente aos Diários Associados. "TV na Taba", apresentado por Homero Silva, foi o primeiro programa transmitido. Teve a participação de Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Lolita Rodrigues, Wilma Bentivegna e outros.
(19/Setembro) Vai ao ar o programa "Imagens do Dia", o primeiro telejornal brasileiro, recebido pelos cerca de 100 aparelhos de TV existentes no país. É exibida a primeira telenovela, "Sua Vida Me Pertence", de Walter Foster, em dois capítulos semanais.

1951
Existiam, aproximadamente, 7 mil aparelhos de televisão entre São Paulo e Rio de Janeiro.
(20/Janeiro) É instalada a TV Tupi carioca.
Indiozinho da TV Tupi
(21/Dezembro) A primeira telenovela brasileira entrou no ar: "Sua vida me pertence", escrita por Walter Foster e estrelada pelo próprio Foster, Lia de Aguiar, Vida Alves, José Parisi e Dionísio de Azevedo. Eram dois capítulos por semana transmitidos pela Tupi. Alves.

Walter Foster e Vida Alves protagonizaram o primeiro beijo da TV
1952
(14/Março) A TV Paulista, canal 5 de São Paulo, pertencente às Organizações Victor Costa, é inaugurada.
Na Tupi já estavam no ar os seguintes programas: "TV de Vanguarda", o primeiro e mais importante teleteatro da TV brasileira, "Clube dos Artistas", único dos programas pioneiros a ficar no ar até 1980 e a primeira adaptação do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Monteiro Lobato, escrita por Tatiana Belinky e dirigida por Júlio Gouveia.

1953
(17/Junho) O programa jornalístico "Repórter Esso" entrou no ar pela TV Tupi. Telejornal de enorme sucesso até o final dos anos 60.
(27/Setembro) A TV Record inicia suas transmissões em São Paulo, tendo como carro-chefe programas musicais.
Na TV Paulista vai ao ar o primeiro "circo" na TV: "Circo do Arrelia", que depois foi apresentado pela TV Record; e "A Praça da Alegria", apresentada por Manoel de Nóbrega.
Programa Repórter Esso
1954
O Brasil tem 120 mil aparelhos de TV, número que sobe para 6 milhões no início da década de 70.
O primeiro seriado produzido no Brasil vai ao ar. Era estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, foi exibido na TV Record.  Era o "Capitão 7".

1955
Na Tupi faz sucesso "O Céu é o Limite", de J. Silvestre, precursor de todos os programas de perguntas e respostas da TV brasileira.
(17/Abril) Para a criançada tinha na TV Record a "Grande Gincana Kibon",  ficando no ar por 16 anos.
(15/Julho) É inaugurada a TV Rio, de João Batista do Amaral e Paulo Machado.
(8/Setembro) É inaugurada a TV Itacolomy de Belo Horizonte.
(18/Setembro) Acontece outro marco importante para a TV Brasileira. Esta é a data da primeira transmissão externa direta com a transmissão do jogo Santos X  Palmeiras, na Vila Belmiro, pela TV Record.
1958
Pela primeira vez no Brasil é usado o videoteipe. Foi no "TV de Vanguarda", da TV Tupi de São Paulo, com a apresentação de "O Duelo", de Guimarães Rosa. Ainda não havia a possibilidade de montagem/edição do VT. Há 3 anos antes, nos EUA, uma emissora fez a primeira gravação mundial em videoteipe, usando fita magnética de som e imagem.

1959
É inaugurada a TV Excelsior de São Paulo.
Assinada em Outubro, pelo então Ministro da Justiça, Armando Falcão, a primeira legislação regulamentando a censura de TV no Brasil.

1960
Já existiam 200 mil aparelhos receptores de televisão.
Existem 20 emissoras de TV espalhadas pelas capitais brasileiras e as transmissões são captadas por cerca de 1,8 milhão de aparelhos. Os principais programas infantis da época são "Gincana Kibon", "Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Rin-Tin-Tin", "Sabatinas Maisena", "Sessão Zás-Trás" e "Vesperal Trol".
Em maio acontece o primeiro incêndio na TV Record.
A TV Cultura junto com a Secretaria de Educação de São Paulo colocam no ar o primeiro Telecurso, preparando candidatos para o exame de admissão ao ginásio.

1961
Através de decreto federal, o intervalo comercial é fixado em três minutos e é proibida a participação de menores de 18 anos em programação de debates.

1962
O videoteipe é introduzido no Brasil. Ele dinamiza e melhora a qualidade das produções, até então realizadas ao vivo, ao permitir gravar e editar as imagens antes da exibição. O telejornalismo, que era feito em película cinematográfica, ganha mais agilidade.
Jânio Quadros obriga, por decreto, a dublagem de todos os filmes transmitidos pela TV.
Também por decreto era obrigatória a transmissão diária de 25 minutos de filmes brasileiros.
Na TV Paulista,  Sílvio Santos faz sua estreia com o programa dominical "Vamos Brincar de Forca?", com duas horas de duração.
(24/Julho) A Globo e a americana Time Life assinaram um acordo para a instalação de uma emissora de TV no Rio de Janeiro.
Sílvio Santos
1963
A TV Excelsior leva ao ar a primeira telenovela diária brasileira, "2-5499 Ocupado" com Tarcísio Meira e Glória Menezes. Transmitida no horário das 19h, tem duração de três meses.

1964
"O Direito de Nascer", telenovela dirigida por J.B. de Oliveira, o Boni, baseada num script de rádio, vai ao ar na TV Rio.
Com a Ditadura de 64 vieram a censura e os seriados americanos: "Batmasterson", "Bonanza", "A Feiticeira", "Perdidos no Espaço", "Papai sabe tudo" etc.
A TV Excelsior do Rio é inaugurada, criando a linha de shows.

1965
Início das transmissões de televisão via satélite pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel).

(26/Abril) A Rede Globo é inaugurada no Rio de Janeiro (antiga TV Paulista, adquirida do grupo Victor Costa). Estreia o programa didático infantil "Uni Duni Tê", sendo a primeira atração transmitida pela TV Globo. Estreiam os programas infantis "Capitão Furacão" e "Zás Trás" e a primeira telenovela "Ilusões Perdidas", da TV Globo. Logo assume a liderança de audiência no país, investindo em telenovelas, programas de auditório, de humor e jornalísticos. 
Leila Diniz e Reginaldo Faria, na 1ª novela da Globo
 (02/Maio) Estreia o "Programa Silvio Santos", exibido pela TV Globo.
(19/Maio) O programa "O Fino da Bossa", apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, estreou na TV Record, abrindo caminho para os Festivais de Música Popular Brasileira.
(16/Agosto) O último capítulo da telenovela O Direito de Nascer foi transmitido diretamente do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
(22/Agosto) A Record põe no ar o programa "Jovem Guarda", que teve participações de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, entrou no ar pela TV.
(14 /Setembro) Estreia "Paixão de Outono", a primeira novela da cubana Glória Magadan, na Rede Globo.
(21/Novembro) Uma partida do amistoso de futebol entre Brasil e União Soviética é exibida pela Rede Globo pela primeira vez.
A TV Excelsior também apresentou o "1º Festival da Música Popular Brasileira". A música vencedora foi "Arrastão", de Edu lobo, interpretada por Elis Regina.

1966
Sob o Regime Militar, o Serviço de Censura de Diversões Públicas restringe a transmissão de programas estrangeiros e divulga os critérios para a censura prévia de filmes, programas e videoteipes, baseados na Lei de Segurança Nacional.
Instalada uma CPI para investigar a associação da Rede Globo com o grupo americano Time Life, o que era proibido pela legislação brasileira. As denúncias partiram do senador João Calmon, ligado às Emissoras Associadas (TV Tupi).

(10/Abril) Entra no ar o programa dominical de Hebe Camargo na Record.
(25/Abril) Estreia o "Jornal de Vanguarda", o primeiro telejornal da Rede Globo.
(29/Julho) Acontece um incêndio nos estúdios da Rede Record de São Paulo.
Incêndio na TV Excelsior. Crise financeira na emissora, que chega a atrasar em dois meses o pagamento dos funcionários.

1967
O governo federal cria a Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa, visando à produção e distribuição de material audiovisual educativo. Carlos Alberto de Nóbrega e Jô Soares criam o humorístico "Família Trapo", um dos maiores sucessos da TV Record.
A CPI da Câmara dos Deputados que investigou o caso Globo/Time-Life apresenta o parecer de seu relator Djalma Marinho, considerando que o acordo da Globo com o grupo americano infringia o artigo 160 da Constituição da República, no entanto em março deste mesmo ano, o presidente Castelo Branco e o procurador-geral da República consideraram a operação legal, fechando o inquérito e declarando infundadas as acusações.

(13/Maio) A Rede Bandeirantes é fundada por João Saad.
(15/Maio) Estreia a primeira novela da Rede Bandeirantes, "Os Miseráveis".
(02/Julho) Um incêndio destruiu as instalações da TV Record, em São Paulo

1968
Incêndio na TV Record.
Em setembro, sob pressão do senador João Calmon e Carlos Lacerda, o presidente Costa e Silva considera ilegal o acordo entre a Globo e a Time-Life. A emissora é obrigada a se nacionalizar.

(05/Fevereiro) É inaugurada a TV Globo de Belo Horizonte, Minas Gerais.
(03/Novembro) A novela "Beto Rockfeller" estreou na TV Tupi e revolucionou o gênero. A nova linguagem deixava de lado a interpretação excessivamente dramática. Ideia de Cassiano Gabus Mendes, escrita por Bráulio Pedroso e dirigida por Lima Duarte e Walter Avancini. Participaram deste sucesso, lembrado até hoje:  Luiz Gustavo, lrene Ravache, Bete Mendes e Débora Duarte entre outros. Foi a primeira vez que se incorporava a realidade (ruas e edifícios da cidade e acontecimentos reais) com cenário e pano de fundo de uma novela.

Luiz Gustavo, Beth Mendes e Débora Duarte
1969

O governo do Estado de São Paulo institui a Fundação Padre Anchieta, concedendo-lhe a TV Cultura, canal 2, para fins educativos. Escolhida para adaptar o programa norte-americano Sesame Street ("Vila Sésamo"), juntamente com a TV Globo, a TV Cultura inaugura uma tradição de programas infantis de qualidade.
Foi um ano marcado também por incêndios nas sedes das emissoras: no Teatro Consolação da TV Record, na TV Globo de São Paulo, na TV Bandeirantes, no Teatro Paramount da TV Record. Por causa do incêndio na Globo a emissora passou a centralizar no Rio de Janeiro toda a produção de programação da Rede.
A Time-Life retira-se da Globo.

(15/Junho) A TV Cultura é fundada na capital paulista.
(16/Junho) O primeiro programa exibido é o documentário "Planeta Terra", da TV Cultura às 19h30. Em seguida, às 19h55, é levado ao ar um boletim metereológico chamado "A Moça do Tempo". As outras atrações da noite da TV Cultura são "Curso de Madureza Ginasial", "Quem Faz o Quê", "Sonatas de Beethoven" e "O Ator na Arena".
(20/Julho) A chegada do homem à Lua é transmitida pela TV Globo via Embratel.
(01/Setembro) Estreia o telejornal "Jornal Nacional' da TV Globo, com apresentação de Hilton Gomes e Cid Moreira. O telejornal foi a primeira operação em rede do país, e em três anos se torna o principal telejornal brasileiro.

1970
O Censo de 1970 aponta o número de aparelhos de televisão chegou a 4 milhões de lares, atingindo, aproximadamente, a 25 milhões de telespectadores.

(10/Janeiro) Acontece um incêndio na Rede Globo do Rio de Janeiro.
(25/Janeiro) A TV Gazeta é inaugurada em São Paulo pela Fundação Cásper Líbero. Morto em 1943, o jornalista Cásper Líbero foi responsável pela implantação da primeira escola de jornalismo na América Latina, além da Rádio Gazeta e do jornal Gazeta Esportiva.
(17/Julho) Acontece um incêndio nos estúdios da Vila Guilherme da TV Excelsior.
(30/Setembro) A TV Excelsior é extinta. Após 16 pedidos de falência, em 1969, o Grupo Simonsen não consegue repassar a TV Excelsior e a emissora  é extinta, depois de 10 anos no ar.

1971

(21/Maio) Estreia o telejornal "Jornal Hoje" na TV Globo.
(28/Outubro) Acontece um incêndio na Rede Globo do Rio de Janeiro.
Incêndio na TV Record.
A novela "Meu Primeiro Amor", da TV Globo, lança o merchandising, com o lançamento de uma nova linha de bicicletas.

1972

 (21/Abril) Inauguração da Rede Globo em Recife, que passou a transmitir para a região Nordeste.
Astros da época: Jô Soares, Regina Duarte, Chico Anysio, Cid Moreira, Consuelo Leandro
 (08/Fevereiro) Primeiro aparelho de televisão a cores no país.
 (31/Março) Acontece a primeira transmissão oficial de televisão a cores no país: na Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).
 (12/Outubro) Estreia o programa infantil "Vila Sésamo" da TV Globo.
 
Garibaldi e Aracy Balabanian

1973
Vai ao ar pela primeira vez o programa "Fantástico", da Rede Globo. Mesclando informação e variedades fez grande sucesso.
(24/Janeiro) "O Bem Amado" da TV Globo foi a primeira novela colorida. O primeiro programa em cores estreou nos EUA em 1962. Era "Os Jetsons", pela rede ABC.
(05/Agosto) A TV Globo inaugurou o gênero de programas de variedades ao exibir pela primeira vez o "Fantástico".

1974

A Embratel implanta o Sistema Brasileiro de Telecomunicações por Satélite (SBTC). Nos EUA a primeira transmissão de TV via satélite foi realizada em 1962.

1975

A formação mais famosa de "Os Trapalhões", com Dedé Santana, Mussum e Zacarias, começou em 1975, na TV Tupi.
(27/Agosto) A novela "Roque Santeiro", de Dias Gomes, foi censurada e proibida de entrar no ar. Dez anos depois ela seria um dos maiores sucessos da TV Globo.
Beth Faria (Porcina) e Lima Duarte, na versão proibida de 1975
 1976

Inaugurada em janeiro a TV Studios (TVS), no Rio de Janeiro, embrião do SBT, de propriedade de Sílvio Santos.
Incêndio na TV Globo do Rio de Janeiro.
O "Programa Silvio Santos" deixa a Rede Globo, em Agosto, e passa a ser transmitido pela Rede Tupi e TVS.

(17/Novembro) Estreou na Rede Globo a novela "Escrava Isaura", de Gilberto Braga.
(23/Dezembro) A Censura Federal proibiu a novela global "Despedida de Casado", acusada de difundir o amor livre, a separação da família e as brigas entre as gerações.

1977
Mauro Salles assume a vice-presidência dos Diários e Emissoras Associadas (Rede Tupi) para tentar salvar a empresa que estava à beira da falência. Ele se afasta do cargo dois meses depois.
É cassada a concessão da TV Rio.
Sílvio Santos se associa ao Grupo Paulo Machado de Carvalho na TV Record.
Mais um incêndio na TV Record. A programação da emissora, seriamente prejudicada, acaba sendo mantida com filmes.

(07/Março) Estreia a primeira versão da telenovela infantil "Sítio do Pica-Pau Amarelo" na TV Globo.
(13/Março) Estreia o programa humorístico "Os Trapalhões" na Rede Globo.
(09/Setembro) A TV Guanabara é fundada no Rio de Janeiro, fazendo com que a Bandeirantes inicie a formação de sua Rede.

1978

(26/Janeiro) Estreia a primeira novela da TV Gazeta, "Zulmira".

1979

A série "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", baseada na obra de Monteiro Lobato e produzida pela Rede Globo, recebe o prêmio de melhor programa do ano da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

1980

(14/Julho) Em 14 de Julho, sai do ar a primeira emissora inaugurada no país. É o fim da Rede Tupi de Televisão.
(18/Julho) A TV Tupi é extinta.

1981

(14/Fevereiro) Incêndio na Rede Record.
(19/Agosto) A emissora paulista TVS, do empresário Silvio Santos, entrou no ar. O SBT transmite, ao vivo, a cerimônia de assinatura dos contratos definitivos das concessões dos novos canais de TV para o próprio SBT, de Sílvio Santos e para o Grupo Bloch, de Adolpho Bloch.
Incêndio na Record
1982
A Rede Globo possui 42 estações afiliadas e 5.500 funcionários.
O SBT com 22 emissoras afiliadas e 2.500 funcionários parte para uma linha mais popular, passando rapidamente à vice-liderança

1983
Inaugurada a Rede Manchete, com equipamentos de última geração, apresentando filmes e séries premiadas, numa programação voltada para as classes mais altas.
Em julho, durante greve nacional de trabalhadores a TV Bandeirantes teve seus transmissores lacrados.

(03/Janeiro) Estreiam os telejornais locais SPTV, RJTV, MGTV e DFTV e nacional "Bom Dia Brasil" na TV Globo.
(07/Março) Estreia o programa infantil "Balão Mágico" na TV Globo.
(05/Junho) A Rede Manchete  de Televisão, fundada por Adolpho Bloch, começou a transmitir sua programação para os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

1984
A dramaturgia da Rede Manchete teve sua estreia com a minissérie Marquesa de Santos. Nos anos seguintes, vieram novelas como Dona Beija, Kananga do Japão, Pantanal, A História de Ana Raio e Zé Trovão, Xica da Silva e Brida.
Maitê Proença, Gracindo Junior, Bia Seidl, Maiara Magri e outros
1985

(15/Janeiro) A eleição indireta de Tancredo Neves é transmitida ao vivo pela TV.

1988

Foi autorizado no Brasil o funcionamento da TVs pagas, sistema de televisão que transmite sinais apenas a assinantes. 

(05/Abril) Estreia de "TV Pirata", na Rede Globo, inovando a linguagem do humor.

1989

(26/Março) Estreia o "Domingão do Faustão" da TV Globo, gravado no Teatro Fênix.

1990

A TV Globo lidera com folga os índices de audiência, chegando a uma média de mais de 60% nos anos 90.

(30/03) O Bispo Edir Macedo assume definitivamente o controle acionário da Rede Record, que antes pertenceu a Silvio Santos e Grupo Paulo Machado de Carvalho.
(20/Outubro) Inauguração da MTV Brasil (Music Television), nove anos após a criação da MTV norte-americana.

1991

Implantada a televisão por assinatura no Brasil. Os canais são distribuídos pela Net-Multicanal (ligada às Organizações Globo) e pela TVA (ligada ao Grupo Abril).

1992

(28/Abril) Estreia o programa humorístico "Casseta & Planeta, Urgente!".

1993

Inauguração da Central Nacional de Televisão (CNT). A TV Tropical de Londrina, que deu origem à CNT, foi fundada em 1975.

1994

(21/Julho) Artistas e personalidades foram proibidos de aparecer em programas eleitorais gratuitos na TV brasileira.

1996

Entram em funcionamento os sistemas Sky, da Net-Multicanal, e DirecTV, da TVA, que levam o sinal de televisão diretamente do satélite ao domicílio do assinante, pela banda Ku. O usuário também tem acesso ao sistema pay-per-view, no qual paga uma taxa extra para assistir a programas selecionados.

A Rede Globo inaugura em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, o Projac, maior centro de produção de TV da América Latina, com 1,3 milhão de m2.

(31/Março) Estreia o programa humorístico "Sai de Baixo", da Globo.

1997

O SBT conta com uma rede de 77 emissoras e pode ser captado por 97% dos domicílios com TV.
A Rede Manchete de Televisão possui 25 emissoras e alcance de 73% dos domicílios com TV.

1997 (30/Abril) O bispo Sérgio von Helde, da Igreja Universal do Reino de Deus, foi condenado à prisão por discriminação religiosa. Ele havia chutado a imagem de Nossa Senhora durante um programa de televisão.

1998

 A Rede Globo e a Rede Record fazem as primeiras demonstrações de transmissão de TV em alta resolução.

(17/Maio) O SBT inicia a primeira campanha do Teleton.
(10/Junho) A Rede Globo faz a primeira transmissão digital no país de alta definição ao vivo.


1999

A Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, adquire 50% das ações da Rede Mulher, emissora em UHF.

O canal TV Globo International entra no ar, transmitindo inicialmente para EUA e Japão. O canal apresenta parte da programação da emissora no exterior e funciona por sistema de assinatura.

A empresa norte-americana Microsoft torna-se acionista da GloboCabo. A parceria é firmada por US$ 126 milhões.

(29/Janeiro) A sede da Rede Globo em São Paulo é inaugurada.
(10/Maio) A Rede Manchete é extinta.
(01/Agosto) É lançada a RedeTV!, no lugar da Rede Manchete.

2001 (11/Setembro) O segundo avião atinge contra uma das Torres Gêmeas ao vivo na televisão do Brasil e do mundo.
(28/Outubro) Estreia do primeiro "Casa dos Artistas", no SBT.

2002 (29/Janeiro) Estreia do primeiro programa "Big Brother Brasil" (BBB) na Rede Globo, com formato licenciado pela produtora internacional Endemol.

2003 (22/Outubro) Sidney Ferreira de Moraes ganha R$1 milhão no "Show do Milhão", do SBT.

As fontes: as informações e imagens foram retiradas e compiladas dos sites: 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Curiosidades (114) Atores (63) TV (53) Fotos (51) Efemérides (50) Novelas (47) Artistas (44) Outras profissões e atividades (32) Personagens (30) Origem dos artistas (29) Cinema (16) Aniversários (15) Biografias (15) Teatro (15) Mortes (13) Prêmio APCA (12) Prêmios (12) Atrizes Citadas - M (11) Março (11) Prêmio Contigo (11) Troféu Imprensa (11) Atores Citados - A (9) Atrizes Citadas - D (9) Janeiro (9) Atrizes Citadas - E (8) Humor (8) Parentes no meio artístico (8) Atores Citados - M (7) Atrizes Citadas - A (7) Atrizes Citadas - S (7) Fevereiro (7) Frases (7) Nomes Artísticos (7) Atrizes Citadas - B (6) Twitter (6) Agosto (5) Atores Citados - H (5) Atrizes Citadas - C (5) Atrizes Citadas - I (5) Merchandising (5) Pioneirismo (5) Atores Citados - B (4) Atores Citados - C (4) Atores Citados - E (4) Atores Citados - L (4) Atores Citados - P (4) Atores citados - F (4) Atrizes Citadas - L (4) Atrizes Citadas - N (4) Atrizes Citadas - T (4) Dança (4) Dubladores (4) Novembro (4) Posts atualizados (4) Setembro (4) Teses (4) 2009 (3) 2012 (3) Abril (3) Atores Citados - D (3) Atores Citados - T (3) Atrizes Citadas - R (3) Curso de Artes Cênicas (3) Famílias de Artistas (3) Homenagem (3) Julho (3) Maio (3) Notas do blog (3) Outubro (3) Padres (3) Portugal (3) Temas de Novela (3) séries (3) 2010 (2) Apresentadores (2) Atores Citados - G (2) Atores Citados - J (2) Atores Citados - N (2) Atrizes Citadas - F (2) Atrizes Citadas - G (2) Atrizes Citadas - H (2) Atrizes Citadas - K (2) Atrizes Citadas - V (2) Cenografia (2) Circo (2) Dezembro (2) Figurino (2) Inesquecíveis (2) Judeus (2) Malhação (2) Melhores do Faustão (2) Publicidade (2) Rádio (2) 2011 (1) 2013 (1) 2015 (1) Anos 60 (1) Atores Citados - R (1) Atores Citados - U (1) Atores Citados - V (1) Atrizes Citadas - J (1) Atrizes Citadas - P (1) Atrizes Citadas - Y (1) Atrizes Citadas - Z (1) Coadjuvantes (1) Desafio (1) Diretores (1) Futebol (1) Futuro (1) Iluminação (1) Japoneses (1) Junho (1) Livros (1) Música (1) Recortes do Mês (1) vídeos (1)