Header Ads

ad

Fatos Históricos


A TELEVISÃO NO BRASIL

1950
Uma apresentação do frei José Mojica marcou a pré-estréia da TV no Brasil. A televisão foi inventada nos Estados Unidos em 1923 por Vladimir Kosma Zworypin, russo naturalizado norte-americano, e a primeira demonstração pública da televisão, aconteceu em Londres, na Inglaterra.
O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a implantar a televisão.

(18/Setembro) Inauguração da primeira estação brasileira de televisão, a TV Tupi de São Paulo, canal 4, pertencente aos Diários Associados. "TV na Taba", apresentado por Homero Silva, foi o primeiro programa transmitido. Teve a participação de Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Lolita Rodrigues, Wilma Bentivegna e outros.
(19/Setembro) Vai ao ar o programa "Imagens do Dia", o primeiro telejornal brasileiro, recebido pelos cerca de 100 aparelhos de TV existentes no país. É exibida a primeira telenovela, "Sua Vida Me Pertence", de Walter Foster, em dois capítulos semanais.

1951
Existiam, aproximadamente, 7 mil aparelhos de televisão entre São Paulo e Rio de Janeiro.
(20/Janeiro) É instalada a TV Tupi carioca.
Indiozinho da TV Tupi
(21/Dezembro) A primeira telenovela brasileira entrou no ar: "Sua vida me pertence", escrita por Walter Foster e estrelada pelo próprio Foster, Lia de Aguiar, Vida Alves, José Parisi e Dionísio de Azevedo. Eram dois capítulos por semana transmitidos pela Tupi. Alves.

Walter Foster e Vida Alves protagonizaram o primeiro beijo da TV
1952
(14/Março) A TV Paulista, canal 5 de São Paulo, pertencente às Organizações Victor Costa, é inaugurada.
Na Tupi já estavam no ar os seguintes programas: "TV de Vanguarda", o primeiro e mais importante teleteatro da TV brasileira, "Clube dos Artistas", único dos programas pioneiros a ficar no ar até 1980 e a primeira adaptação do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Monteiro Lobato, escrita por Tatiana Belinky e dirigida por Júlio Gouveia.

1953
(17/Junho) O programa jornalístico "Repórter Esso" entrou no ar pela TV Tupi. Telejornal de enorme sucesso até o final dos anos 60.
(27/Setembro) A TV Record inicia suas transmissões em São Paulo, tendo como carro-chefe programas musicais.
Na TV Paulista vai ao ar o primeiro "circo" na TV: "Circo do Arrelia", que depois foi apresentado pela TV Record; e "A Praça da Alegria", apresentada por Manoel de Nóbrega.
Programa Repórter Esso
1954
O Brasil tem 120 mil aparelhos de TV, número que sobe para 6 milhões no início da década de 70.
O primeiro seriado produzido no Brasil vai ao ar. Era estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, foi exibido na TV Record.  Era o "Capitão 7".

1955
Na Tupi faz sucesso "O Céu é o Limite", de J. Silvestre, precursor de todos os programas de perguntas e respostas da TV brasileira.
(17/Abril) Para a criançada tinha na TV Record a "Grande Gincana Kibon",  ficando no ar por 16 anos.
(15/Julho) É inaugurada a TV Rio, de João Batista do Amaral e Paulo Machado.
(8/Setembro) É inaugurada a TV Itacolomy de Belo Horizonte.
(18/Setembro) Acontece outro marco importante para a TV Brasileira. Esta é a data da primeira transmissão externa direta com a transmissão do jogo Santos X  Palmeiras, na Vila Belmiro, pela TV Record.
1958
Pela primeira vez no Brasil é usado o videoteipe. Foi no "TV de Vanguarda", da TV Tupi de São Paulo, com a apresentação de "O Duelo", de Guimarães Rosa. Ainda não havia a possibilidade de montagem/edição do VT. Há 3 anos antes, nos EUA, uma emissora fez a primeira gravação mundial em videoteipe, usando fita magnética de som e imagem.

1959
É inaugurada a TV Excelsior de São Paulo.
Assinada em Outubro, pelo então Ministro da Justiça, Armando Falcão, a primeira legislação regulamentando a censura de TV no Brasil.

1960
Já existiam 200 mil aparelhos receptores de televisão.
Existem 20 emissoras de TV espalhadas pelas capitais brasileiras e as transmissões são captadas por cerca de 1,8 milhão de aparelhos. Os principais programas infantis da época são "Gincana Kibon", "Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Rin-Tin-Tin", "Sabatinas Maisena", "Sessão Zás-Trás" e "Vesperal Trol".
Em maio acontece o primeiro incêndio na TV Record.
A TV Cultura junto com a Secretaria de Educação de São Paulo colocam no ar o primeiro Telecurso, preparando candidatos para o exame de admissão ao ginásio.

1961
Através de decreto federal, o intervalo comercial é fixado em três minutos e é proibida a participação de menores de 18 anos em programação de debates.

1962
O videoteipe é introduzido no Brasil. Ele dinamiza e melhora a qualidade das produções, até então realizadas ao vivo, ao permitir gravar e editar as imagens antes da exibição. O telejornalismo, que era feito em película cinematográfica, ganha mais agilidade.
Jânio Quadros obriga, por decreto, a dublagem de todos os filmes transmitidos pela TV.
Também por decreto era obrigatória a transmissão diária de 25 minutos de filmes brasileiros.
Na TV Paulista,  Sílvio Santos faz sua estreia com o programa dominical "Vamos Brincar de Forca?", com duas horas de duração.
(24/Julho) A Globo e a americana Time Life assinaram um acordo para a instalação de uma emissora de TV no Rio de Janeiro.
Sílvio Santos
1963
A TV Excelsior leva ao ar a primeira telenovela diária brasileira, "2-5499 Ocupado" com Tarcísio Meira e Glória Menezes. Transmitida no horário das 19h, tem duração de três meses.

1964
"O Direito de Nascer", telenovela dirigida por J.B. de Oliveira, o Boni, baseada num script de rádio, vai ao ar na TV Rio.
Com a Ditadura de 64 vieram a censura e os seriados americanos: "Batmasterson", "Bonanza", "A Feiticeira", "Perdidos no Espaço", "Papai sabe tudo" etc.
A TV Excelsior do Rio é inaugurada, criando a linha de shows.

1965
Início das transmissões de televisão via satélite pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel).

(26/Abril) A Rede Globo é inaugurada no Rio de Janeiro (antiga TV Paulista, adquirida do grupo Victor Costa). Estreia o programa didático infantil "Uni Duni Tê", sendo a primeira atração transmitida pela TV Globo. Estreiam os programas infantis "Capitão Furacão" e "Zás Trás" e a primeira telenovela "Ilusões Perdidas", da TV Globo. Logo assume a liderança de audiência no país, investindo em telenovelas, programas de auditório, de humor e jornalísticos. 
Leila Diniz e Reginaldo Faria, na 1ª novela da Globo
 (02/Maio) Estreia o "Programa Silvio Santos", exibido pela TV Globo.
(19/Maio) O programa "O Fino da Bossa", apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, estreou na TV Record, abrindo caminho para os Festivais de Música Popular Brasileira.
(16/Agosto) O último capítulo da telenovela O Direito de Nascer foi transmitido diretamente do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
(22/Agosto) A Record põe no ar o programa "Jovem Guarda", que teve participações de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, entrou no ar pela TV.
(14 /Setembro) Estreia "Paixão de Outono", a primeira novela da cubana Glória Magadan, na Rede Globo.
(21/Novembro) Uma partida do amistoso de futebol entre Brasil e União Soviética é exibida pela Rede Globo pela primeira vez.
A TV Excelsior também apresentou o "1º Festival da Música Popular Brasileira". A música vencedora foi "Arrastão", de Edu lobo, interpretada por Elis Regina.

1966
Sob o Regime Militar, o Serviço de Censura de Diversões Públicas restringe a transmissão de programas estrangeiros e divulga os critérios para a censura prévia de filmes, programas e videoteipes, baseados na Lei de Segurança Nacional.
Instalada uma CPI para investigar a associação da Rede Globo com o grupo americano Time Life, o que era proibido pela legislação brasileira. As denúncias partiram do senador João Calmon, ligado às Emissoras Associadas (TV Tupi).

(10/Abril) Entra no ar o programa dominical de Hebe Camargo na Record.
(25/Abril) Estreia o "Jornal de Vanguarda", o primeiro telejornal da Rede Globo.
(29/Julho) Acontece um incêndio nos estúdios da Rede Record de São Paulo.
Incêndio na TV Excelsior. Crise financeira na emissora, que chega a atrasar em dois meses o pagamento dos funcionários.

1967
O governo federal cria a Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa, visando à produção e distribuição de material audiovisual educativo. Carlos Alberto de Nóbrega e Jô Soares criam o humorístico "Família Trapo", um dos maiores sucessos da TV Record.
A CPI da Câmara dos Deputados que investigou o caso Globo/Time-Life apresenta o parecer de seu relator Djalma Marinho, considerando que o acordo da Globo com o grupo americano infringia o artigo 160 da Constituição da República, no entanto em março deste mesmo ano, o presidente Castelo Branco e o procurador-geral da República consideraram a operação legal, fechando o inquérito e declarando infundadas as acusações.

(13/Maio) A Rede Bandeirantes é fundada por João Saad.
(15/Maio) Estreia a primeira novela da Rede Bandeirantes, "Os Miseráveis".
(02/Julho) Um incêndio destruiu as instalações da TV Record, em São Paulo

1968
Incêndio na TV Record.
Em setembro, sob pressão do senador João Calmon e Carlos Lacerda, o presidente Costa e Silva considera ilegal o acordo entre a Globo e a Time-Life. A emissora é obrigada a se nacionalizar.

(05/Fevereiro) É inaugurada a TV Globo de Belo Horizonte, Minas Gerais.
(03/Novembro) A novela "Beto Rockfeller" estreou na TV Tupi e revolucionou o gênero. A nova linguagem deixava de lado a interpretação excessivamente dramática. Ideia de Cassiano Gabus Mendes, escrita por Bráulio Pedroso e dirigida por Lima Duarte e Walter Avancini. Participaram deste sucesso, lembrado até hoje:  Luiz Gustavo, lrene Ravache, Bete Mendes e Débora Duarte entre outros. Foi a primeira vez que se incorporava a realidade (ruas e edifícios da cidade e acontecimentos reais) com cenário e pano de fundo de uma novela.

Luiz Gustavo, Beth Mendes e Débora Duarte
1969

O governo do Estado de São Paulo institui a Fundação Padre Anchieta, concedendo-lhe a TV Cultura, canal 2, para fins educativos. Escolhida para adaptar o programa norte-americano Sesame Street ("Vila Sésamo"), juntamente com a TV Globo, a TV Cultura inaugura uma tradição de programas infantis de qualidade.
Foi um ano marcado também por incêndios nas sedes das emissoras: no Teatro Consolação da TV Record, na TV Globo de São Paulo, na TV Bandeirantes, no Teatro Paramount da TV Record. Por causa do incêndio na Globo a emissora passou a centralizar no Rio de Janeiro toda a produção de programação da Rede.
A Time-Life retira-se da Globo.

(15/Junho) A TV Cultura é fundada na capital paulista.
(16/Junho) O primeiro programa exibido é o documentário "Planeta Terra", da TV Cultura às 19h30. Em seguida, às 19h55, é levado ao ar um boletim metereológico chamado "A Moça do Tempo". As outras atrações da noite da TV Cultura são "Curso de Madureza Ginasial", "Quem Faz o Quê", "Sonatas de Beethoven" e "O Ator na Arena".
(20/Julho) A chegada do homem à Lua é transmitida pela TV Globo via Embratel.
(01/Setembro) Estreia o telejornal "Jornal Nacional' da TV Globo, com apresentação de Hilton Gomes e Cid Moreira. O telejornal foi a primeira operação em rede do país, e em três anos se torna o principal telejornal brasileiro.

1970
O Censo de 1970 aponta o número de aparelhos de televisão chegou a 4 milhões de lares, atingindo, aproximadamente, a 25 milhões de telespectadores.

(10/Janeiro) Acontece um incêndio na Rede Globo do Rio de Janeiro.
(25/Janeiro) A TV Gazeta é inaugurada em São Paulo pela Fundação Cásper Líbero. Morto em 1943, o jornalista Cásper Líbero foi responsável pela implantação da primeira escola de jornalismo na América Latina, além da Rádio Gazeta e do jornal Gazeta Esportiva.
(17/Julho) Acontece um incêndio nos estúdios da Vila Guilherme da TV Excelsior.
(30/Setembro) A TV Excelsior é extinta. Após 16 pedidos de falência, em 1969, o Grupo Simonsen não consegue repassar a TV Excelsior e a emissora  é extinta, depois de 10 anos no ar.

1971

(21/Maio) Estreia o telejornal "Jornal Hoje" na TV Globo.
(28/Outubro) Acontece um incêndio na Rede Globo do Rio de Janeiro.
Incêndio na TV Record.
A novela "Meu Primeiro Amor", da TV Globo, lança o merchandising, com o lançamento de uma nova linha de bicicletas.

1972

 (21/Abril) Inauguração da Rede Globo em Recife, que passou a transmitir para a região Nordeste.
Astros da época: Jô Soares, Regina Duarte, Chico Anysio, Cid Moreira, Consuelo Leandro
 (08/Fevereiro) Primeiro aparelho de televisão a cores no país.
 (31/Março) Acontece a primeira transmissão oficial de televisão a cores no país: na Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).
 (12/Outubro) Estreia o programa infantil "Vila Sésamo" da TV Globo.
 
Garibaldi e Aracy Balabanian

1973
Vai ao ar pela primeira vez o programa "Fantástico", da Rede Globo. Mesclando informação e variedades fez grande sucesso.
(24/Janeiro) "O Bem Amado" da TV Globo foi a primeira novela colorida. O primeiro programa em cores estreou nos EUA em 1962. Era "Os Jetsons", pela rede ABC.
(05/Agosto) A TV Globo inaugurou o gênero de programas de variedades ao exibir pela primeira vez o "Fantástico".

1974

A Embratel implanta o Sistema Brasileiro de Telecomunicações por Satélite (SBTC). Nos EUA a primeira transmissão de TV via satélite foi realizada em 1962.

1975

A formação mais famosa de "Os Trapalhões", com Dedé Santana, Mussum e Zacarias, começou em 1975, na TV Tupi.
(27/Agosto) A novela "Roque Santeiro", de Dias Gomes, foi censurada e proibida de entrar no ar. Dez anos depois ela seria um dos maiores sucessos da TV Globo.
Beth Faria (Porcina) e Lima Duarte, na versão proibida de 1975
 1976

Inaugurada em janeiro a TV Studios (TVS), no Rio de Janeiro, embrião do SBT, de propriedade de Sílvio Santos.
Incêndio na TV Globo do Rio de Janeiro.
O "Programa Silvio Santos" deixa a Rede Globo, em Agosto, e passa a ser transmitido pela Rede Tupi e TVS.

(17/Novembro) Estreou na Rede Globo a novela "Escrava Isaura", de Gilberto Braga.
(23/Dezembro) A Censura Federal proibiu a novela global "Despedida de Casado", acusada de difundir o amor livre, a separação da família e as brigas entre as gerações.

1977
Mauro Salles assume a vice-presidência dos Diários e Emissoras Associadas (Rede Tupi) para tentar salvar a empresa que estava à beira da falência. Ele se afasta do cargo dois meses depois.
É cassada a concessão da TV Rio.
Sílvio Santos se associa ao Grupo Paulo Machado de Carvalho na TV Record.
Mais um incêndio na TV Record. A programação da emissora, seriamente prejudicada, acaba sendo mantida com filmes.

(07/Março) Estreia a primeira versão da telenovela infantil "Sítio do Pica-Pau Amarelo" na TV Globo.
(13/Março) Estreia o programa humorístico "Os Trapalhões" na Rede Globo.
(09/Setembro) A TV Guanabara é fundada no Rio de Janeiro, fazendo com que a Bandeirantes inicie a formação de sua Rede.

1978

(26/Janeiro) Estreia a primeira novela da TV Gazeta, "Zulmira".

1979

A série "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", baseada na obra de Monteiro Lobato e produzida pela Rede Globo, recebe o prêmio de melhor programa do ano da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

1980

(14/Julho) Em 14 de Julho, sai do ar a primeira emissora inaugurada no país. É o fim da Rede Tupi de Televisão.
(18/Julho) A TV Tupi é extinta.

1981

(14/Fevereiro) Incêndio na Rede Record.
(19/Agosto) A emissora paulista TVS, do empresário Silvio Santos, entrou no ar. O SBT transmite, ao vivo, a cerimônia de assinatura dos contratos definitivos das concessões dos novos canais de TV para o próprio SBT, de Sílvio Santos e para o Grupo Bloch, de Adolpho Bloch.
Incêndio na Record
1982
A Rede Globo possui 42 estações afiliadas e 5.500 funcionários.
O SBT com 22 emissoras afiliadas e 2.500 funcionários parte para uma linha mais popular, passando rapidamente à vice-liderança

1983
Inaugurada a Rede Manchete, com equipamentos de última geração, apresentando filmes e séries premiadas, numa programação voltada para as classes mais altas.
Em julho, durante greve nacional de trabalhadores a TV Bandeirantes teve seus transmissores lacrados.

(03/Janeiro) Estreiam os telejornais locais SPTV, RJTV, MGTV e DFTV e nacional "Bom Dia Brasil" na TV Globo.
(07/Março) Estreia o programa infantil "Balão Mágico" na TV Globo.
(05/Junho) A Rede Manchete  de Televisão, fundada por Adolpho Bloch, começou a transmitir sua programação para os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

1984
A dramaturgia da Rede Manchete teve sua estreia com a minissérie Marquesa de Santos. Nos anos seguintes, vieram novelas como Dona Beija, Kananga do Japão, Pantanal, A História de Ana Raio e Zé Trovão, Xica da Silva e Brida.
Maitê Proença, Gracindo Junior, Bia Seidl, Maiara Magri e outros
1985

(15/Janeiro) A eleição indireta de Tancredo Neves é transmitida ao vivo pela TV.

1988

Foi autorizado no Brasil o funcionamento da TVs pagas, sistema de televisão que transmite sinais apenas a assinantes. 

(05/Abril) Estreia de "TV Pirata", na Rede Globo, inovando a linguagem do humor.

1989

(26/Março) Estreia o "Domingão do Faustão" da TV Globo, gravado no Teatro Fênix.

1990

A TV Globo lidera com folga os índices de audiência, chegando a uma média de mais de 60% nos anos 90.

(30/03) O Bispo Edir Macedo assume definitivamente o controle acionário da Rede Record, que antes pertenceu a Silvio Santos e Grupo Paulo Machado de Carvalho.
(20/Outubro) Inauguração da MTV Brasil (Music Television), nove anos após a criação da MTV norte-americana.

1991

Implantada a televisão por assinatura no Brasil. Os canais são distribuídos pela Net-Multicanal (ligada às Organizações Globo) e pela TVA (ligada ao Grupo Abril).

1992

(28/Abril) Estreia o programa humorístico "Casseta & Planeta, Urgente!".

1993

Inauguração da Central Nacional de Televisão (CNT). A TV Tropical de Londrina, que deu origem à CNT, foi fundada em 1975.

1994

(21/Julho) Artistas e personalidades foram proibidos de aparecer em programas eleitorais gratuitos na TV brasileira.

1996

Entram em funcionamento os sistemas Sky, da Net-Multicanal, e DirecTV, da TVA, que levam o sinal de televisão diretamente do satélite ao domicílio do assinante, pela banda Ku. O usuário também tem acesso ao sistema pay-per-view, no qual paga uma taxa extra para assistir a programas selecionados.

A Rede Globo inaugura em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, o Projac, maior centro de produção de TV da América Latina, com 1,3 milhão de m2.

(31/Março) Estreia o programa humorístico "Sai de Baixo", da Globo.

1997

O SBT conta com uma rede de 77 emissoras e pode ser captado por 97% dos domicílios com TV.
A Rede Manchete de Televisão possui 25 emissoras e alcance de 73% dos domicílios com TV.

1997 (30/Abril) O bispo Sérgio von Helde, da Igreja Universal do Reino de Deus, foi condenado à prisão por discriminação religiosa. Ele havia chutado a imagem de Nossa Senhora durante um programa de televisão.

1998

 A Rede Globo e a Rede Record fazem as primeiras demonstrações de transmissão de TV em alta resolução.

(17/Maio) O SBT inicia a primeira campanha do Teleton.
(10/Junho) A Rede Globo faz a primeira transmissão digital no país de alta definição ao vivo.


1999

A Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, adquire 50% das ações da Rede Mulher, emissora em UHF.

O canal TV Globo International entra no ar, transmitindo inicialmente para EUA e Japão. O canal apresenta parte da programação da emissora no exterior e funciona por sistema de assinatura.

A empresa norte-americana Microsoft torna-se acionista da GloboCabo. A parceria é firmada por US$ 126 milhões.

(29/Janeiro) A sede da Rede Globo em São Paulo é inaugurada.
(10/Maio) A Rede Manchete é extinta.
(01/Agosto) É lançada a RedeTV!, no lugar da Rede Manchete.

2001 (11/Setembro) O segundo avião atinge contra uma das Torres Gêmeas ao vivo na televisão do Brasil e do mundo.
(28/Outubro) Estreia do primeiro "Casa dos Artistas", no SBT.

2002 (29/Janeiro) Estreia do primeiro programa "Big Brother Brasil" (BBB) na Rede Globo, com formato licenciado pela produtora internacional Endemol.

2003 (22/Outubro) Sidney Ferreira de Moraes ganha R$1 milhão no "Show do Milhão", do SBT.

As fontes: as informações e imagens foram retiradas e compiladas dos sites: 

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...