Header Ads

ad

Relembrando: PAI HERÓI



Em homenagem ao Dia dos Pais, relembramos a novela "Pai Herói" (Rede Globo, janeiro a agosto de 1979). De Janete Clair, substituiu "Dancin' Days".
Criado pelo avô paterno, o protagonista André Cajarana (Tony Ramos) seguiu para o Rio de Janeiro com a missão de tentar desvendar a morte do pai, que ele tinha como um grande homem. 

Enfrenta o vilão Bruno Baldaracci (Paulo Autran, em sua primeira novela), reencontra a mãe, envolve-se com dois amores - Ana Preta (Gloria Menezes), mulher batalhadora e dançarina de gafieira e Carina (Elizabeth Savala), a mocinha bailarina clássica.


Tony Ramos e Elizabeth Savala
Os quatro atores tiveram atuações memoráveis.

O tema de fundo da novela era a reconstituição da própria identidade de André, após a morte do avô. A trama era tipicamente uma obra de Janete Clair, com personagens bem construídos e de grande riqueza emocional.

Curiosidades:

O tema de abertura foi a música "Pai", de Fabio Junior. A música havia sido cantada por ele num episódio de "Ciranda Cirandinha", no ano anterior. No entanto, a música de maior sucesso foi "Allouete", tema de Carina, cantada por Denise Emmer, filha de Janete Clair e Dias Gomes, que compôs diversas músicas para telenovelas e hoje é  violoncelista da Orquestra Rio Camerata.

O casal Tony Ramos e Elizabeth Savala repetia o par romântico (Márcio e Lili) de "O Astro", novela anterior de Janete Clair, que fez grande sucesso.


Isabela Garcia, atriz mirim de talento, interpretava Ângela, a filha de Carina.

A fuga do vilão Bruno Baldaracci vestido de pierrô num helicóptero foi reeditada depois em "Vale Tudo" (de Gilberto Braga) com Marco Aurélio e em "Belíssima" (de Sílvio de Abreu) com a Bia Falcão fugindo em um jatinho para Paris.

Balés clássicos foram especialmente montados para a novela e tiveram a participação dos bailarinos franceses Attilio Labis e Françoise Legreé, da Ópera de Paris. 

Elizabeth Savala enfrentou oito meses de rígida dieta e teve a supervisão de uma coreógrafa russa.

Como boa novela de sucesso da década de 70, mereceu um álbum de figurinhas que era colecionado comprando-se os saquinhos nas bancas de jornal.

Fontes consultadas: Teledramaturgia, Teledossiê

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...