Header Ads

ad

Efeméride do Dia - 08 de Fevereiro

Em 1971, no dia 08 de Fevereiro, o brigadeiro Armando Tróia, do Instituto Nacional de Cinema, fechou quatro cinemas no Rio de Janeiro por descumprirem a lei que obrigava a exibição de filmes nacionais.

O INC foi instituído durante o Regime Militar, em 1966. Surgiu com funções de "formular e executar a política governamental relativa à produção, importação, distribuição e exibição de filmes, ao desenvolvimento da indústria cinematográfica brasileira, ao seu fomento cultural e à sua promoção no exterior".
O Estado brasileiro assumiu explicitamente o financiamento da produção de filmes. Tornou da exclusiva competência da União a censura de filmes.
O INC tornou obrigatório o uso do ingresso padronizado, de borderô e de caixa registradora nas salas de cinema de todo o país, atendendo a uma antiga reivindação dos produtores que não tinham como controlar o número real de ingressos vendidos, a fim de receber a sua porcentagem da bilheteria.
Foto de Geraldo Luiz Cunha
Também foi regulada a chamada "copiagem obrigatória": filmes estrangeiros destinados à exibição comercial no Brasil deveriam ser necessariamente copiados em laboratórios brasileiros.
Em 1975 foi extinto.

Presidentes do INC

    * 1966-1967: Flávio Tambellini
    * 1967-1970: Durval Gomes Garcia
    * 1970-1971: Ricardo Cravo Albin
    * 1971-1972: Armando Troia
    * 1972-1974: Carlos Guimaraes de Matos Jr
    * 1975: Alcino Teixeira de Mello

Fontes pesquisadas: Wikipedia, Blog do Walmir (foto)

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...