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25 de jul de 2009

Teses da USP sobre Teatro

Seleção de teses sobre o tema, disponíveis para download em formato PDF nos links abaixo:
  • Teatro Oficina - "Bárbaros tecnizados: cinema no teatro oficina" - Silva, Isabela Oliveira Pereira da - Mestrado, FFLCH, 2007
O objetivo deste trabalho é a investigação de um dos aspectos menos conhecidos da trajetória do grupo Teatro Oficina: sua produção audiovisual. O cinema (compreendendo toda a produção audiovisual) é tomado como fio condutor para que entendamos o trabalho do "Oficina" na sua chamada fase subterrânea, período que compreende a suspensão das atividades do teatro na década de 1970 até a reconstrução do prédio e sua reabertura na década de 1990. Apesar da "fase subterrânea" ser considerada por parte da crítica como um período de esgotamento do grupo, é neste período que se dá a construção de um audacioso projeto cujas bases estão em outras linguagens como o cinema, a televisão, o vídeo e seus desdobramentos, tais como a transmissão de imagens e sons via Internet. A produção audiovisual em questão será considerada como uma espécie de "diário" do "Oficina", tomando de empréstimo a própria definição de seus realizadores, já que aí o grupo anota impressões, sentimentos, experiências e vestígios de um percurso. Nosso objetivo é, com base nos fragmentos deste "diário", tentar reconstituir os rumos da longa viagem empreendida pelo "Oficina" nesta fase.
  • Gianni Ratto -"Artesão do teatro" - Carneiro Filho, Carlos Eduardo Silva - Mestrado, ECA, 2007
A trajetória do diretor, cenógrafo, iluminador, figurinista e professor de teatro Gianni Ratto é abordada nesse trabalho. Sua vida pessoal e profissional, a partir de seu nascimento na Itália até sua chegada e permanência no Brasil. Sua forma de trabalho como diretor. A dissertação objetiva também mostrar a preocupação de Gianni Ratto com a condução do espetáculo através de um trinômio fundamental para sua qualidade estrutural: texto/ator/diretor. A comprovação de sua forma de trabalho, teve por base o registro de entrevistas realizadas com ele, e com pessoas que com ele conviveram e trabalharam, demonstrando sua forma de direção, a partir do convite para dirigir o Teatro Popular de Arte, nos anos 50. Mostra também a importância de Gianni Ratto para o teatro brasileiro, e a preocupação com a valorização de seus autores e atores.
Este trabalho procura situar, em sua primeira parte, o teatro Trianon, inaugurado no Rio de Janeiro em 1915, na história do teatro brasileiro. No primeiro capítulo, apresenta o discurso do “teatro moderno brasileiro” e sua construção histórica. No segundo capítulo centra-se na inauguração do teatro Trianon e destaca o papel que efetivamente ocupou em nossa tradição teatral. No terceiro capítulo apresenta Leopoldo Fróes, maior ator nacional do período, que brilhou nos palcos do Trianon, e relata algumas histórias de sua vida profissional. Em sua segunda parte, traz artigos sobre o Teatro Trianon coletados em jornais cariocas durante o período de março de 1915 e fevereiro de 1921, e um quadro com todas as peças encenadas no período.
  • Denise Stocklos - "O Teatro Essencial de Denise Stoklos: caminhos para um sistema pessoal de atuação" - Silva, Ipojucan Pereira da - Mestrado, ECA, 2008
Analisa as características do espetáculo solo no Teatro Essencial de Denise Stoklos, e investiga e organiza os processos de atuação solista do performer essencial. Para a coleta dos dados: a) levanta-se por meio de pesquisa bibliográfica, audiovisual e dos espetáculos: os procedimentos de atuação performática, as características do espetáculo do tipo solo e as teorias sobre o Teatro Essencial; b) utilizam-se entrevistas qualitativas semi-orientadas, feitas com Denise Stoklos, três professores-assistentes e quatro alunos participantes do projeto Solos do Brasil, e um performer essencial. Aponta como principais resultados: a) o performer essencial é o epicentro do acontecimento cênico; b) a exploração do potencial idiossincrático; c) os eixos principais são o corpo, a voz e a intuição; d) a autoria sob responsabilidade do atuante. Conclui que a dinâmica do processo de atuação solista imbrica-se com o cotidiano e leva o performer essencial a se manter num estado constante de autopercepção, captando os elementos que farão parte da dramaturgia espetacular e articulando ritmicamente o corpo e a voz para estimular o espectador à percepções diferenciadas.
  • Besteirol - "Isto é Besteirol: a dramaturgia de Vicente Pereira no âmbito do Teatro Besteirol" - Wasilewski, Luís Francisco - Mestrado, FFLCH, 2009
Esta dissertação estuda o Teatro Besteirol, movimento teatral importante da cena brasileira contemporânea . São analisados os espetáculos precursores do gênero como: Ladies na Madrugada e Quem Tem Medo de Itália Fausta? até se estabelecer um estudo da obra dramatúrgica de Vicente Pereira, especialmente do seu texto Solidão, a Comédia. São vistos os procedimentos cômicos utilizados pelo escritor nesse texto, bem como a recepção de sua encenação junto à crítica.
  • Anos 80 - "A produção teatral paulistana dos anos 1980: rabiscando com faca o chão da história: tempo de contar os prejuízos em percursão de andança" - Mate, Alexandre Luiz - Doutorado, FFLCH, 2008
A reflexão aqui desenvolvida corresponde a uma análise de parte da produção teatral dos espetáculos destinados ao público adulto apresentada na cidade de São Paulo, durante a década de 1980. Partindo-se do pressuposto contrário ao encontrado na totalidade das fontes disponíveis acerca do período, segundo o qual se tratava de uma década perdida, apresentam-se aqui significativas evidências documentais: das escritas, às visuais, passando pelas coletadas em entrevistas com destacados pensadores e criadores do período, com o fito de demonstrar, como em qualquer outro período histórico, quão rica, polêmica e diversificada foi aquela produção. Contrapondo documentos teatrais aos políticos em uma década de crise econômica mundial e em que o País, formalmente, livra-se de uma ditadura instaurada em 1964 e mobiliza-se pela construção de um de seus mais significativos movimentos populares as Diretas Já busca-se, nesse rico processo de transição, recuperar concepções, sonhos e experiências de inúmeros artistas cujas trajetórias não constam ou raramente são descritas pela memória cultural e oficial do País; rigorosamente autoritária e excludente. Buscando articular crises e superações por que tantos coletivos e sujeitos passaram no período, driblando taticamente múltiplas formas censórias e de patrulhamento ideológico, são apresentadas as trajetórias, por intermédio de procedimentos da história oral, de dois importantes grupos do teatro paulistano: o Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV), fundado em 1966, e ainda em exercício, enfatizando o trabalho dramatúrgico de seu diretor César Vieira (Idibal Pivetta); e o Apoena/Engenho, fundado em 1979, igualmente em exercício, enfatizando o tratamento épico e político de suas montagens, que tanta animosidade causa entre seus pares, por conta dos radicalismos políticos do diretor do grupo, Luiz Carlos Moreira. Para completar a reflexão, apresenta-se como anexo o levantamento, decorrente do processo de pesquisa desenvolvido, composto por fichas técnicas de 2.042 espetáculos de teatro adulto, coletadas em sete fontes documentais diversas: anuários de teatro e dança, entrevistas, jornais, livros especializados, programas de teatro, releases e revistas especializadas.
  • Giani Ratto - "A trajetória de Gianni Ratto na indumentária" - Rocha, Rosane Muniz - Mestrado, ECA, 2008
Esta pesquisa registra e analisa as criações de figurinos, desde a Itália até o Brasil, de Gianni Ratto, diretor, cenógrafo, iluminador e figurinista, além de autor e importante figura no teatro italiano e brasileiro. A catalogação, organização e digitalização das imagens de seus trabalhos resgata parte da história do teatro. Somada à investigação em fontes bibliográficas, e levando em consideração a história oral nos depoimentos registrados, a análise do seu acervo torna-se não apenas histórica, mas também cultural. Um estudo comparativo de três montagens do mesmo espetáculo (Elixir de Amor) em diferentes fases de sua carreira com Giorgio Strehler, no Teatro Scala, em 1951; no Theatro Municipal de São Paulo, em 1971; e com Antonio Pedro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1983 possibilita uma reflexão sobre os diferentes processos criativos em seu ¯processo de trabalho. no que tange à elaboração de figurinos teatrais.

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