Header Ads

ad

Por causa da Guerra (I)

(atualizado em 11/01/10)

Por causa da II Guerra Mundial alguns atores ou seus pais vieram para o Brasil...

Aracy Balabanian
- Filha de Rafael e Esther Balabanian, um casal armênio, refugiado de guerra, que não sabendo o idioma, montaram uma loja de calçados em Campo Grande/MS. Seus pais fugiram do genocídio promovido em seu país pelos turcos otomanos.

Berta Loran - Nascida em Varsóvia, Polônia (1928), em 1939 muda-se com a família para o Brasil dias antes da invasão alemã, aos 9 anos.
Segundo uma entrevista sua à Revista da TV:
"- Quando o Hitler começou a gritar, meu pai veio, trouxe minha mãe, eu e meus cinco irmãos em viagens de navio. Nos instalamos num sobrado da Praça Tiradentes - lembra.

Por incentivo do pai, José Ajs, ator e alfaiate, Basza ingressou no teatro aos 14 anos. Nessa época, aliás, já assinava Berta.

- Quando meu pai foi tirar a minha certidão para eu entrar no colégio, pois eu vim no passaporte da minha mãe, e falou "Basza", o delegado disse para ele não fazer isso comigo. Meu pai falava muito mal português e o delegado sugeriu Berta. O Loran veio depois, quando comecei a fazer teatro no Carlos Gomes - conta."

Elke Maravilha - Nascida em Leningrado, Rússia, em 22 de fevereiro de 1945, ela veio para o Brasil ainda criança com a família, fugindo do Stalinismo. Aqui perambula por várias cidades brasileiras, como Governador Valadares, Porto Alegre, Rio de Janeiro etc. Filha de pai russo e mãe alemã, Elke desenvolve interesse por línguas, domina mais de cinco.

Fontes: Adoro Cinema Brasileiro, Dramaturgia Brasileira , Revista da TV

Nenhum comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...